top of page
@aindahojelopes-56.jpg

    biografia    

Tônio Caetano é escritor, especialista em Literatura Brasileira pela PUCRS e servidor público municipal. É filho de Virginia e Armindo, pai da Safira e dindo do Guga, da Sarah e do Ique. Nasceu em Porto Alegre (RS), em 1982. Cresceu correndo com os seis irmãos pelas lombas da Vila Vargas, periferia de Porto Alegre.
 
            O contato com a Literatura se deu na infância, sobretudo na biblioteca da Escola Municipal América. A escrita teve início, durante o ensino fundamental, de forma intimista, reservada, como busca de compreensão da realidade social e pessoal. Posteriormente exercita o texto poético, a partir das experiências e relacionamentos da adolescência. Também publica crônicas em espaços pessoais e colaborativos do Blogspot e Recanto das Letras.
            Com a realização de oficina de escrita criativa no segundo semestre de 2014 - Oficina de Iniciação à Criação Literária, Livraria Sapere Aude! Livros, atividade ministrada pelo escritor, tradutor e mestre em Letras, Robertson Frizero/Breviário Cursos -, muda o olhar sobre a Literatura. Busca o distanciamento de textos autobiográficos. A ficção torna-se meta e o conto, o gênero exercitado.
            Tendo formação em Administração de Empresas (PUCRS, 2007) e sentindo necessidade de maior conhecimento sobre Literatura Brasileira, após a primeira oficina de escrita criativa, cursa, em 2015, a Especialização em Literatura Brasileira da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Como trabalho final de curso, desenvolve a pesquisa “O processo bodenlos da Literatura Brasileira e a perspectiva apátrida em Rakushisha de Adriana Lisboa”, com orientação do Prof. Dr. Antônio Marcos Vieira Sanseverino.
            Na PUCRS, durante o período da Especialização, participa de oficinas/palestras no Delfos – Espaço de Documentação e Memória Cultural, com escritores, a exemplo de Ana Paula Maia, Daniel Galera, Elvira Vigna, João Anzanello Carrascoza e João Gilberto Noll.
            Também neste período participa dos cursos de extensão “Literatura Sul-Rio-Grandense (Séc. XIX e XX)”, organizados pela Faculdade de Letras da PUCRS, ministrado pelo Prof. Dr. Carlos Alexandre Baumgarten e “Autoria Feminina e Narrativa: Quatro Gerações da Literatura Brasileira Contemporânea”, organizado pelo Departamento de Línguas Modernas da UFRGS, DLM-UFRGS, ministrado pelas Profas. Juliane Vargas Welter e Karina de Castilhos Lucena, na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães.
            Com o fim da Especialização, em 2016, segue participando de atividades literárias diversas, como o Laboratório de Criação de Narradores “Quem está falando?”, ministrado pelo escritor Reginaldo Pujol Filho na Livraria Palavraria, e o Curso de Extensão online “Escrita Criativa: O texto narrativo - 3ª Edição” da PUCRS.
            Em 2017, ingressa no Curso Livre de Formação de Escritores da Metamorfose Cursos. Durante a formação, tem aula com, dentre outros, os autores Ana Mello, Letícia Wierzchowski, Marcelo Spalding, Márcia Ivana de Lima e Silva, Rubem Penz e William Moreno Boenavides.
            Em 2018, passa a integrar o “Grupo de Segunda”, grupo de produção literária da Metamorfose Cursos, coordenado pela autora Ana Mello.  No convívio com escritores também em formação, como Adriana Mondadori, Ana Lúcia Habkost, Bruna Sanguinetti, Diogo Silveira Dos Santos, Filipe Smidt Nunes, Gabriel Moura, Mario Ulbrich, Paulo Caetano, Rogério Anelle e Stella Rattes, a escrita de contos se desenvolve.
            Logo participa de editais da Editora Metamorfose, tendo publicado o seu primeiro conto na coletânea “Contos de Mochila”. Também três minicontos na coletânea “Minicontos de Amor e Morte”, ambas as publicações da Editora Metamorfose no segundo semestre de 2018.
            Em 2019, a partir da participação em edital coordenado pelo autor Duda Falcão, publica conto no primeiro número da série “Planeta Fantástico”, Editora Metamorfose.
            Também em 2019, integra a coletânea “Ancestralidades: Escritores Negros”. Produção coletiva, ancestral, de 22 jovens negros brasileiros, sobre a Coordenação da Escritora Karine Bassi, Editora Venas Abiertas (MG). O lançamento realizado pelos participantes de Porto Alegre, Bruno Cardoso, Duan Kissonde, José Falero e Tônio Caetano, acontece em conjunto com o lançamento da coletânea "Raízes - Resgate Ancestral - Escritoras Negras", que conta com as autoras de Porto Alegre Ana dos Santos, Dedy Ricardo e Dóris Soares. Evento que ocorre na noite abensonhada de 25 de outubro de 2019, no Boteco do Paulista.
            No ano de 2019, organiza “Terra nos cabelos”, sua primeira obra. O original vence o Prêmio SESC de Literatura 2020 na categoria Conto e tem a publicação pela Editora Record. O lançamento ocorre em 24 de novembro de 2020, em live com o vencedor na categoria Romance, Caê Guimarães (ES), livro “Encontro você no oitavo round”. A live de lançamento é mediada por Henrique Rodrigues, escritor, analista em literatura do SESC e coordenador do prêmio, com a participação dos vencedores do Prêmio SESC de Literatura 2019, Felipe Holloway e João Gabriel Paulsen.
            E 2020, escreve “Sobre o fundo azul da infância”, livro de bolso, parte da coleção “A voz da ancestralidade”, Editora Venas Abiertas (MG). O lançamento de “Sobre o fundo azul da infância” acontece em dezembro do mesmo ano, em live com a escritora e farmacêutica Nathallia Protazio.
            Também em 2020, tem conto/texto publicado em jornais, portais e revistas, a exemplo do Jornal Cândido da Biblioteca Pública do Paraná, Portal Cinco Gatas, Revista Parêntese e São Paulo Review-Revista de literatura e artes; bem como participa de eventos literários, a exemplo da Roda de Contos da Biblioteca Pedro Cunha-Ponto de Cultura Africanamente, o II Festival Conexões Literárias (RS), a 66ª Feira do Livro de Porto Alegre (RS) e a Flipoços - Feira Virtual do Livro de Poços de Caldas (MG). Com texto autobiográfico falando sobre a passagem do tempo, sobre a amizade com a escritora Fal Azevedo e sobre o Blog Drops da Fal, espaço afetivo e virtual que existe desde 2002, integra a “COLET NEA DE MINIBIOGRAFIAS quase autorizadas”, Drops Editora (SP).
            Ainda em 2020, por convite do escritor Oscar Henrique Cardoso, torna-se Acadêmico da Academia de Letras do Brasil, seccional Rio Grande do Sul, cadeira 136, Patrono Lima Barreto.
            No primeiro semestre de 2021, tem texto publicado na Revista Parêntese, Revista E do SESC-SP e Revista de Literatura Brasileira na Espanha. Também integra a coletânea “Identidades”, Editora Popular Venas Abiertas (MG), com o conto “Nosso Lugar”. Participa de lives e eventos culturais, a exemplo do Dia da Cultura na UFRGS, da Semana Literária do Colégio Concórdia, do Canal PalavrasEMmovimento: Educação Linguístico-literária Antirracista da UNEMAT/UnB e do “Café Conosco” com o Grupo de Estudos Feministas e Intersecionais (GEFIS) da UERJ.
            No segundo semestre de 2021, escreve o prefácio da obra “Um livro, muitas histórias”. Livro produzido pela Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio, apoio Criança Esperança e Unesco, com textos de jovens aprendizes. Integra também a coletânea “Narrativas Insubmissas”; obra coletiva organizada pelos professores Helenice Faria, Antonio César e Claudia Miranda, Editora Monólito, Sinop, MT. Neste semestre, o livro Terra nos cabelos é indicado como finalista do Prêmio Milton José Pantaleão de Literatura Independente 2021, prêmio da Academia de Letras do Brasil, seccional Rio Grande do Sul.
           Também no segundo semestre de 2021, participa do Circuito online de Clubes de Leitura Prêmio Sesc de Literatura, conversando com leitores de 24 cidades, 15 estados do Brasil. Ainda, por convite do Prêmio Sesc de Literatura e da Fundação José Saramago, junto com Caê Guimarães, Henrique Rodrigues e Marcos Henrique Rego, participa do Folio - Festival Literário Internacional de Óbidos/Portugal, em evento na Casa José Saramago – Biblioteca Municipal de Óbidos, bem como de encontros na Biblioteca José Saramago de Avis e Fundação José Saramago de Lisboa.
           Ainda no segundo semestre de 2021, é selecionado no Programa de Leitura Adote um Escritor da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (SMED). Assim participa de conversas com leitores na EMEF Grande Oriente do Rio Grande do Sul (Rubem Berta), EMEF Professor Larry José Ribeiro Alves (Restinga), EMEF Professora Judith Macedo de Araújo (Morro da Cruz), EMEF Mario Quintana (Restinga) e EMEF João Antônio Satte (Rubem Berta).
           No primeiro semestre de 2022, recebe o Prêmio Academia Rio-Grandense de Letras 2021 na categoria Narrativa Curta, pelo livro “Sobre o fundo azul da infância”, Editora Venas Abiertas. Tem texto publicado na Revista Parêntese. Participa de live realizada pelo canal @camillaeseuslivros, desafio #lendoescritoresnegrosbrasileiros, em que se conversa sobre Terra nos cabelos, bem como de live realizada pelo canal @editoralivrearte. Torna-se colunista da revista online O Odisseu (@o_odisseu). Participa do Festival literário Rastros do Verão, em bate-papo na Livraria Taverna com o escritor Tobias Carvalho, sob a mediação de Fernando Ramos. Ainda ministra Laboratório de Leitura e Escrita de Contos para alunos do Curso Livre de Formação de Escritores da Metamorfose Cursos.
           Em 2022, Tônio Caetano segue escrevendo, na busca da própria voz, do seu lugar na luta que cabe a cada um diante da página em branco, da realidade e de si.

bottom of page