top of page
Fundo Branco salpicado

    terra nos cabelos    

Terra%20nos%20cabelos%20-%202%20(1)_edit

- VENCEDOR DO PRÊMIO SESC DE LITERATURA 2020 -

CATEGORIA CONTOS

“A menina que vê a mãe partir e se aferra a uma prolongada espera, a esposa infeliz que se aventura na casa de swing, as adolescentes enredadas nas primeiras experiências sexuais, em ritos de passagem e de iniciação. São, todas elas, personagens em contenda com o mundo, seja no âmbito familiar ou no universo da sociedade de forma mais ampla. (…) Tônio Caetano costura as histórias com um fio invisível em que a ambiência se amalgama a um sentimento difuso de inadequação, de não pertencimento.”

(Marcelo Moutinho, escritor)

Inteiramente protagonizado por mulheres, “Terra nos cabelos encanta pela força e pela dinâmica das histórias. Os contos deste livro se propõem a uma espécie de investigação do íntimo, das descobertas do outro, e instigam o leitor a mergulhar na vida dos personagens que vão e vêm.  

 

O conjunto de histórias reunidas neste livro de estreia é um recorte dos dias atuais misturado a momentos de nostalgia de décadas passadas. Não poderiam ser mais atuais as divagações do narrador do conto "Estômago" quando diz: "Nessa cama branca que se tornou o sul do país, não somos desejados. Talvez nunca tenhamos sido, mas resistimos feito um polvo do deserto agarrado ao passado em que a visão do sol após cada noite permite suportar o presente." 

 

​A poética dos contos em parágrafos bem escritos revela a chegada de mais um autor talentoso ao cenário da literatura brasileira. Semeando boas histórias que fazem refletir as minúcias da vida comum, sua estreia é bem-vinda, e seus textos, cheios de inquietações.”

(Ana Paula Maia, escritora) 

“Terra nos cabelos”, antologia de contos de Tônio Caetano, (...) instiga a razão e a emoção durante toda a leitura e, para fazer justiça, a imaginação e a consciência para um pouco mais além.

Ponciano Correa, escritor

As mulheres de Tônio são uma terra que, depois de lidas, não conseguimos mais tirar do cabelo, da cabeça, da mente, de nós.

Alexandre Willer, escritor

Em quinze breves histórias, todas protagonizadas por mulheres, o autor desafia um tabu dos tempos modernos, o lugar de fala, para discutir, sob diferentes aspectos, a vida numa época de preconceitos arraigados sem lentes cor-de-rosa, mas ainda imbuída de uma ternura que derruba, com delicadeza, os obstáculos até a felicidade.

Olga de Mello, escritora

assista à interpretação de um conto de
terra nos cabelos

Enxame Cultural - Pinguim Produções - Nossas Leituras (PR)

Conheça a avaliação de Wisner Fraga sobre Terra nos cabelos

Canal Acontece nos livros

Fundo Branco salpicado

prêmio sesc de literatura

playlist do livro

bottom of page